quarta-feira, 3 de julho de 2024

Descritores de Ciências Humanas do 9º ano do EF II e 3ª Série do Ensino Médio

 

CIÊNCIAS HUMANAS | 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Descritor Habilidade

D01 Analisar a importância do conhecimento geográfico na interpretação do mundo.

D02 Analisar diferentes tipos de representação cartográfica.

D03 Identificar diferentes abordagens existentes em fontes históricas diversas.

D04 Reconhecer os diferentes recursos e linguagens na produção do conhecimento histórico.

D05 Identificar situações representativas do processo de globalização.

D06 Analisar as transformações socioespaciais relacionadas à globalização.

D07 Reconhecer as transformações geográficas advindas da lógica do funcionamento dos fluxos e de redes.

D08 Reconhecer as territorialidades como expressões de grupos diversos.

D09 Relacionar as transformações do espaço geográfico às ações dos diversos agentes (Estado, empresas, ONGs, organismos internacionais, etc.).

D10 Reconhecer as diferentes regionalizações do espaço geográfico.

D11 Reconhecer as representações e manifestações sociais e culturais sob o princípio da diversidade.

D11 Identificar os impactos no meio ambiente causados pelas organizações políticas, econômicas, sociais e culturais.

D12 Reconhecer as diferentes formas e relações de poder ao longo da História.

D12 Relacionar a dinâmica do meio físico (relevo, clima, vegetação, hidrologia e solos) com as transformações do espaço

geográfico.

D13 Caracterizar as diferentes formas, regimes e sistemas de governo, em momentos históricos distintos.

D13 Relacionar as questões ambientais contemporâneas às alterações das dinâmicas naturais e socioculturais.

D14 Compreender os conflitos políticos, sociais e culturais no domínio das relações de força e poder.

D14 Relacionar os diferentes tipos de atividade econômica às transformações do espaço geográfico.

D15 Reconhecer a importância do trabalho humano e suas formas de organização em diferentes contextos históricos.

D15 Analisar a divisão internacional do trabalho e suas relações com o espaço geográfico.

D16 Compreender o desenvolvimento técnico-científico-informacional e suas implicações socioespaciais.

D17 Compreender o impacto das tecnologias na organização das sociedades.

D17 Analisar práticas de preservação e conservação ambiental.

D18 Reconhecer direitos e deveres dos indivíduos-cidadãos como forma de constituição da cidadania.

 

PAEBES 2022 Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo

MATRIZ DE REFERÊNCIA

CIÊNCIAS HUMANAS | 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Descritor Habilidade

D01 Analisar a importância do conhecimento geográfico na interpretação do mundo.

D02 Reconhecer o ofício do historiador como produtor do conhecimento histórico.

D03 Identificar diferentes abordagens existentes em fontes históricas diversas.

D04 Reconhecer os diferentes recursos e linguagens na produção do conhecimento histórico.

D05 Compreender a produção do conhecimento histórico e sua relação com diferentes fontes e discursos.

D06 Reconhecer novas tecnologias cartográficas

D07 Identificar diferentes ritmos e durações temporais em momentos históricos distintos.

D08 Compreender as transformações dos espaços geográficos como produtos-produtores das relações socioeconômicas e

culturais de poder.

D09 Compreender as diferentes territorialidades (re)construídas pelas diferentes ordens mundiais através do papel exercido

pelas potências hegemônicas e contra-hegemônicas.

D10 Associar operações da memória a objetos da cultura material e imaterial.

D11 Analisar as representações artísticas e culturais de diferentes sociedades como produtos da memória.

D12 Reconhecer as representações e manifestações sociais e culturais sob o princípio da diversidade.

D13 Compreender as dinâmicas e processos dos conflitos territoriais em diferentes escalas geográficas.

D14 Reconhecer as diferentes regionalizações do espaço geográfico.

D15 Reconhecer as diferentes formas e relações de poder ao longo da História.

D16 Caracterizar as diferentes formas, regimes e sistemas de governo, em momentos históricos distintos.

D17 Compreender as relações entre Estado e sociedade.

D18 Analisar a divisão internacional do trabalho e suas relações com o espaço geográfico.

D19 Entender o papel do Estado, das grandes corporações e de organizações políticas na dinâmica econômica nas escalas

local, regional, nacional e global.

D20 Compreender o desenvolvimento técnico-científico-informacional e suas implicações socioespaciais.

D21 Compreender o papel do cidadão na preservação do meio ambiente.

D22 Relacionar os diferentes processos de produção às formas de organização do trabalho ao longo da História.

D23 Analisar o impacto das tecnologias na organização das sociedades.

D24 Reconhecer direitos e deveres dos indivíduos-cidadãos como forma de constituição da cidadania.

D25 Reconhecer a relação existente entre legislação e cidadania no decorrer da História.

D26 Compreender a construção da cidadania como resultado das lutas e dos conflitos sociais ao longo do tempo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Descritores de Ciências Humanas do 9º ano do EF II e 3ª Série do Ensino Médio

  CIÊNCIAS HUMANAS | 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Descritor Habilidade D01 Analisar a importância do conhecimento geográfico na interpre...