quarta-feira, 3 de julho de 2024

Avaliaçaõ 8º ano do EF II sobre Iluminismo com questões objetivas e discursivas.

 1-Analise as informações a seguir sobre o iluminismo , classifique as afirmativas em verdadeiras ou falsas.

 a) ( F  )  O iluminismo foi um movimento artístico do século XVI.

 b) ( V  ) Os iluministas defendiam o conhecimento construído com base na razão.

 c) ( F  ) Os iluministas apoiavam o regime absolutista.

 d) (  F )O iluminismo foi um movimento unificado em defesa da tradição dos dogmas da Igreja.

 2.  Associe corretamente os pensadores listados a seguir às respectivas ideias.

 a) Voltaire.

 b) Barão de Montesquieu.

 c) Jean-Jacques Rousseau.

 d) Adam Smith.

 I.(B  )   Propôs a divisão de poderes do Estado como forma de evitar governos despóticos.

II (  A) Criticou a Igreja e o pensamento religioso, considerado supersticioso, e defendeu a liberdade de expressão e de pensamento.

 III.(   D)  Defendeu o livre mercado e a liberdade econômica, propondo que o mercado seria capaz de autorregulação.

 IV. ( C )Defendeu a existência da bondade natural do ser humano, além de propor as ideias de contrato social e de soberania do povo.

 

3- Marque a alternativa correta.

 I.  Um traço marcante dos iluministas era o otimismo.

 II.  Os iluministas acreditavam que, ao se espalhar entre os homens, a razão conduziria ao progresso.

 III.  Os iluministas opunham-se à ciência, à técnica e ao misticismo.

 IV.  Os iluministas acreditavam que o mundo era regido por leis naturais.

 V.  A maioria dos iluministas não acreditava em Deus.

 

a) I, II, III.

 b) II, III, IV.

 c) II, III, V.

 d) I, III, V.

 e) I, II, IV.

 

4-John Locke afirmou que os indivíduos haviam criado governos; mas se o governo tentasse impor o absolutismo, o povo tinha o direito de se revoltar e derrubá-lo do poder. Por isso, John Locke é associado ao:

 a) liberalismo econômico.

 b) absolutismo.

 c) mercantilismo.

 d) liberalismo político.

 e) misticismo filosófico.

 

5-O trecho a seguir foi escrito por Diderot na Enciclopédia dirigida por ele. Leia-o com atenção.

O objetivo de uma Enciclopédia é o de reunir os conhecimentos que estão O objetivo de uma Enciclopédia é o de reunir os conhecimentos que estão esparsos sobre a superfície da terra, expor o sistema geral desses conhecimentos esparsos sobre a superfície da terra, expor o sistema geral desses conhecimentos a todos os homens, e transmitir àqueles que virão depois de nós esse mesmo a todos os homens, e transmitir àqueles que virão depois de nós esse mesmo sistema, pois é preciso que os trabalhos dos homens dos séculos passados não sistema, pois é preciso que os trabalhos dos homens dos séculos passados não tenham sido inúteis para aqueles dos séculos que ainda estão por vir. tenham sido inúteis para aqueles dos séculos que ainda estão por vir.

FALCON, Francisco José Calazans. Iluminismo. 4. ed. São Paulo: Ática, 1994.

 a) Segundo Diderot, qual é o objetivo de uma enciclopédia? 

_____ Enciclopédia é o de reunir os conhecimentos que estão esparsos sobre a superfície da terra________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 b) Identifique e transcreva o trecho em que Diderot mostra sua preocupação com as gerações

futuras.

____ preciso que os trabalhos dos homens dos séculos passados não tenham sido inúteis para aqueles dos séculos que ainda estão por vir___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 c) Você já consultou uma enciclopédia em um meio impresso ou digital? Qual? Com que finalidade?

_____Resposta Pessoal. Sim. Wikipedia. Para fazer pesquisas escolares_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________  

6-O pensador iluminista Montesquieu escreveu:

 Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as querelas entre executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as querelas entre os particulares. os particulares.

 MONTESQUIEU. O espírito das leis. São Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 168.

 a) O que ele critica nesse trecho?

_____________O Absolutismo__O homem que exerce os três poderes____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7-No século XVIII, no contexto do iluminismo, as sociedades indígenas americanas se tornaram objeto de debate. De um lado, alguns europeus classificavam a América como “degenerada” ou “imatura” em relação à Europa. De outro, essas ideias eurocêntricas eram contestadas, por exemplo, por jesuítas criollos exilados na Europa. Essa discussão pública ficou conhecida como Polêmica do Novo Mundo.

  Leia os textos a seguir. No primeiro deles, o filósofo holandês Cornelius de Pauw descreve seu ponto de vista sobre os indígenas americanos. No segundo, o jesuíta Francisco Clavijero apresenta sua visão.

 

a)    “[...] eles são de uma preguiça imperdoável, não inventam nada, não empreendem nada, e não estendem a esfera de sua concepção além do que veem, [...] o desânimo e a falta absoluta daquilo que constitui o animal racional os tornam inúteis para si mesmos e para a sociedade.”

 PAUW, C. de. Pesquisas sobre os americanos ou relatos interessantes para servir à história da espécie humana, 1774. Apud: LAPLANTINE, F. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2000. p. 43.

 

b)     “A organização que os espanhóis encontraram no México era muito superior àquela que os fenícios e cartagineses encontraram em nossa Espanha [...] Não há dúvida que os espanhóis naqueles remotos séculos [...] não possuíam a organização tão desenvolvida, suas artes tão orescentes e o conhecimento da natureza tão adiantado quanto os mexicanos do começo do século XVI.”

 

 CLAVIJERO, F. J. Historia antigua de México. Cidade do México: Porrúa, 2003 [1964]. p. 63. Tradução nossa.

 

 

 a) De que modo os indígenas são descritos nos dois textos?

____preguiça imperdoável, não inventam nada, não empreendem nada, e não estendem a esfera de sua concepção___________ não possuíam a organização tão desenvolvida, suas artes tão orescentes e o conhecimento da natureza tão adiantado _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 b) Segundo De Pauw, por que os indígenas possuíam essas características? Clavijero contesta a visão de De Pauw ou a reforça? Como ele faz isso?

_______Não entendiam a sua humanidade ou quem eles eram Claviero contesta porque ele diz que os mexicanos são mais desenvolvidos que os espanhois.____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 c) De que maneira a Polêmica do Novo Mundo se relaciona ao contexto filosófico iluminista?

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