sexta-feira, 13 de novembro de 2020

O Relógio da Praça Oito em Vitória-ES

      Oito de Setembro é a data de aniversário da capital do Espírito Santo. O nome Vitória está relacionada a uma batalha que ocorreu entre os colonos sob o comando do donatário Vasco Fernandes Coutinho com a ajuda do Governador Geral , indíos Goytacazes contra os Tupis  que queriam destrui a colôna que ficava na parte que hoje é conhecida cidade alta no centro da capital.
          A construção do relógio teve o objetivo de marcar o horário oficial da cidade de Vitória. Foi construído no governo municipal de Américo Poli Monjardim em 1942. No local escolhido já existia um obelisco de comemoração do Povoamento do Solo Espírito-Santense, esse monumento foi transferido para a praça do Trabalho que fica em frente a antiga sede da Capitania dos Portos, e hoje se encontra na Enseada do Suá em frente a Praça dos Desejos.
          O responsável pela construção da torre do relógio foi o Sr. Radagazio Alves. O relógio tocava de quinze em quinze minutos o hino do Espírito Santo. E a partir da sua inauguração não foi preciso mais soltar foguetes indicando a hora de fechamento das casas comerciais.
            " O construtor e montador foi o artista alemão João Ricardo Hermann Schorling.
            Durante a 2ª Guerra Mundia a praça foi local de acúmulo de metais para serem doados a Aeronáutica e Marinha com o objetivo de produzir armamentos .


Fontes: Folha Capixaba; Luta democrática; Biblioteca Nacional. Trecho do perfil de Instagram # historia.capixaba






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Descritores de Ciências Humanas do 9º ano do EF II e 3ª Série do Ensino Médio

  CIÊNCIAS HUMANAS | 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Descritor Habilidade D01 Analisar a importância do conhecimento geográfico na interpre...