terça-feira, 15 de junho de 2021

 

4- Leia o texto e responda:

“é o indivíduo que na África Ocidental tem por vocação preservar e transmitir as histórias, conhecimentos, canções e mitos do seu povo. Existem {....} músicos e {...}s contadores de histórias. Ensinam a arte, o conhecimento de plantas, tradições, histórias e aconselhavam membros das famílias reais. Muitos são intelectuais instruídos no Alcorão por influência islâmica, o que explica por que a maior parte da epopeia africana origina em países com forte presença islâmica na vida, pensamento, arte e história da comunidade”

 O texto se refere :

a)   Aos cancioneiros.

b)   Aos repentistas

c)   Aos griôs

d)   Aos escritores de cordel

e)   Aos historiadores africanos.

 

5- leia e responda: é uma figura heróica que ainda hoje é elogiada nas canções dos griots, contadores de histórias tradicionais da África Ocidental. De acordo com a tradição oral, (..) nasceu com um problema físico que o impedia de andar, e que superou graças à sua determinação (e alguma feitiçaria). Tornou-se um grande caçador, um poderoso guerreiro e um estratega militar hábil que unificou os reinos da África Ocidental que pertenciam ao povo Mandingo, também conhecido como Mandinka ou Malinke.

Quem é a pessoa a qual o texto faz referência.:

a)   Mohamad Ali.

b)   Assis Ab Sal

c)   Aitolá Komeine

d)   Sundiata Keita.

e)   Moíses.

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Questões sobre Paz de Vestfália e Guerra dos Trinta Anos

 

1-      Guerra dos Trinta Anos começou com o embate entre católicos e protestantes dentro do Sacro Império Germânico. A dinastia Habsburgo dominava vários reinos europeus e manteve sua fidelidade à Igreja Católica proibindo as celebrações protestantes em seus domínios, gerando revoltas e ataques de outros reinos protestantes.

Uma das conseqüências desta Guerra foi:

a)    O protestantismo foi derrotado de vez na Europa.

b)    A Igreja Católica se fortaleceu continuando o processo de Contrarreforma.

c)    Os governantes não podiam determinar a religião em seu território.

d)    A Guerra dos Trinta anos provocou a morte de quatro milhões de pessoas.

e)    A Guerra dos Trinta anos terminou com a vitória dos católicos.

 

2-A Paz de Vestfália, ou acordo de Vestfália foi o acordo feito entre os países europeus envolvidos na Guerra dos Trinta Anos. Na verdade, engloba uma série de acordos entre países europeus - o conflito envolveu desde Alemanha, países escandinavos até a Espanha -, e o modelo de acordos e tratados entre essas nações é considerado por muitos um dos marcos da diplomacia e do direito internacional moderno....  

Sobre a Paz de Vestfália é correto afirmar:

 

a)    a unificação política do Sacro Império Romano Germânico e o surgimento do Estado-nação alemão.

b)    o reconhecimento da soberania nacional como elemento lapidar das relações internacionais entre os diferentes Estados europeus.

c)    a supressão do luteranismo do Sacro Império Romano Germânico e o reconhecimento do catolicismo e do calvinismo como únicas religiões permitidas nos Estados alemães.

d)    a ascensão da Casa dos Habsburgo como a mais poderosa das dinastias reais europeias.

e)    a subjugação completa da Revolta Holandesa contra a Espanha e a anexação dos Países Baixos ao Império Espanhol.

Descritores de Ciências Humanas do 9º ano do EF II e 3ª Série do Ensino Médio

  CIÊNCIAS HUMANAS | 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Descritor Habilidade D01 Analisar a importância do conhecimento geográfico na interpre...