quinta-feira, 29 de agosto de 2019

A Vila de São Mateus e a Independência do Brasil

          São Mateus é uma cidade do interior do Espírito Santo que fica a pouco mais de 200 km da capital Vitória. A cidade foi fundada a 467 anos sendo uma das mais antigas cidades do Brasil. Sua data de fundação é comemorada no dia 21 de setembro de 1556. Há relatos que foi o padre José de Anchieta que deu nome a vila. Mas segundo o historiador Gabriel Bittencourt não "pode ser creditada ao Apóstolo do Brasil a fundação de São Mateus, cuja colonização definitiva data de 1718" e o mesmo chegou ao Brasil em 1553 . Fica as margens da BR-101 o que favorece o comércio, serviços e outras atividades. A Petrobrás tem uma relação muito forte com a história pois foi na década de 60 foi descoberto petróleo na região o que trouxe uma migração de trabalhadores de várias regiões.
          São Mateus só reconheceu a independência do Brasil declarada pelo príncipe Regente D. Pedro I em 1823, assim como em outras províncias do recente Império do Brasil.
Por que isso aconteceu? 
Cada região tem a sua particularidade. A da "Vila de São Mateus" por exemplo havia um número de habitantes portugueses e outra a proximidade com a província da Bahia e o comércio de farinha de mandioca.
        A vila de São Mateus estava vinculada à Bahia desde 1764, e nos momentos da declaração de D. Pedro I em fazer a colônia Brasil em um país independente, Salvador não reconheceu a autoridade do príncipe regente. E como os moradores e comerciantes de São Mateus dependiam da venda de farinha de mandioca, estes para evitar em entrar em conflito ficaram do lado de Salvador e não reconheceram a independência do Brasil.
          A Junta Provisória da Província enviou tropas militares a vila para que fossem tomadas as providências em relação aos rebeldes, mas constatou-se que não havia resistência por parte da Câmara de São Mateus. Esse fato ocorreu em janeiro de 1823, quando os vereadores anunciaram em sessão que não eram rebeldes e reconheciam a "Proclamação de Sua Majestade Imperial".
              Após esse fato a vila de São Mateus foi reincorporada ao Espírito Santo.


Fontes:
1- Bittencourt, Gabriel. Padre José de Anchieta/coord. Antonio de Pádua Gurgel - Vitória, ES;Contexto, 2005 - Coleção grandes nomes do Espírito Santo.

2 -Nardoto, Eliezer; História de São Mateus.

3 0Shayder, José P. (José Pontes), 1966- . História do Espírito Santo: uma abordagem didática e atualizada - 1535-2002- Campinas-SP. Companhia da Escola,2002

Descritores de Ciências Humanas do 9º ano do EF II e 3ª Série do Ensino Médio

  CIÊNCIAS HUMANAS | 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Descritor Habilidade D01 Analisar a importância do conhecimento geográfico na interpre...